Um dos problemas registrados em lavouras de inverno de Ijuí, no atual período, se refere à podridão da raiz das plantas, por exemplo, trigo e aveia, situação também conhecida por “mal do pé”. O agrônomo da Emater, Edwin Bernich, explica que isso é causado por falta de rotação de cultura, ou seja, áreas em que se planta a mesma cultura repetidamente. Diante disso, agora, na colheita, há perda de rendimento.
Bernich comenta em relação ao trigo, a produtividade é bastante diversificada, também devido a cultivar de trigo que foi semeada e data de plantio. Por isso, existe redução do PH, que é a qualidade do trigo, além de baixa produtividade em algumas áreas. Além disso, há casos de menor número de grãos por espiga do que o esperado, visto giberela e danos das geadas na fase de floração. As intensas chuvas das últimas semanas também causam reflexos negativos no trigo.
Edewin Bernich acredita que as lavouras do período tardio não vão apresentar tanto esses problemas, ou seja, com danos maiores nas áreas colhidas neste momento. A produtividade média de trigo em Ijuí está entre 30 e 60 sacas por hectare.