Busca rápidaX

MANCHETES

“Falta orçamento” afirma Onyx Lorenzoni sobre aprovação do 14º salário a aposentados e pensionistas no INSS

13 de agosto de 2021

Pauta que ainda está em estudo no senado, a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS também foi tema da entrevista concedida à Rádio Progresso nesta manhã (13) pelo ministro do Trabalho e Previdência Social do Brasil, Onyx Lorenzoni. O projeto é proposto em razão de medidas tomadas no início da pandemia do coronavírus.

A iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) ganhou forças após a sanção do presidente Jair Bolsonaro que antecipa o 13º dos aposentados. O objetivo do 14º salário do INSS é dobrar o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS. No entanto, segundo Lorenzoni, o atual governo enfrenta “dificuldades orçamentárias” para colocar o projeto em prática, mas afirma que fazem grande esforço para desenvolvê-lo. Para Ônyx Lorenzoni, é um projeto complexo, mas entende a necessidade de olhar com atenção e respeito a quem busca aposentadoria depois de uma vida inteira de trabalho.

A proposta foi criada, principalmente, porque no ano passado, pensionistas gastaram o valor da antecipação, ficando sem qualquer previsão de um valor extra, como ocorria com a liberação do 13º salário. No ano passado a proposta já foi discutida, sem aprovação. Na prática, o benefício deve funcionar da mesma maneira que o 13º salário, em relação a valores e forma de depósito.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!