Busca rápidaX

MANCHETES

Família Acolhedora de Jóia com inscrições abertas aos interessados em participar do referido programa

12 de agosto de 2025

A prefeitura de Jóia, através da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, está com inscrições abertas para pessoas interessadas em fazer parte do programa Família Acolhedora.

Segundo a Secretária Jussara Sarturi, o referido programa tem por objetivo cadastrar e selecionar famílias residentes no município de Jóia, com a finalidade de oferecer acolhimento temporário e excepcional a crianças e adolescentes afastados de seu núcleo familiar por determinação judicial, em situação de risco pessoal ou social.

Para efetuar o cadastro no Programa Família Acolhedora é necessário ter idade entre 25 e 60 anos independente de sexo; estar em boas condições de saúde física e mental; não possuir antecedentes criminais; possuir situação financeira estável; possuir uma convivência familiar estável; idoneidade moral; nenhum membro da família acolhedora poderá fazer uso de substâncias psicoativas.

As famílias também não podem ter interesse em adoção das crianças do programa; fazer parte da comarca de Augusto Pestana; disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor a crianças e adolescentes; parecer psicossocial favorável; ter a concordância dos outros membros da família na participação e possuir recursos mínimos que assegurem o bem estar e condições dignas de moradia, vestuário, alimentação e frequência escolar do Acolhido.

As inscrições estão abertas no horário das 08h:30min às 11h:30min e das 13h:30min às 16h:30min, na Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, localizada na Rua Brasilina Terra, nº 607, em Jóia.

A seleção será realizada por equipe técnica da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, mediante entrevistas individuais ou familiares; visitas domiciliares; análise documental; participação obrigatória em capacitação preparatória sobre acolhimento familiar, desenvolvimento infantil e vínculos afetivos.

A família acolhedora será responsável por oferecer proteção integral, cuidado, afeto e acompanhamento da criança ou adolescente acolhido, garantindo seus direitos, com apoio e supervisão contínua da equipe técnica do programa. O município auxilia com o valor de um salário mínimo mensal para cada família que integrar o programa.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!