As fotos do ex-prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foram descerradas na Galeria dos Presidentes da Famurs, em cerimônia realizada na tarde de ontem, 11, na sede da entidade. A homenagem reuniu gestores municipais, familiares e colaboradores da Famurs.
Salerno, que presidiu a Famurs na gestão 2022/2023, destacou em seu discurso que é sempre uma alegria retornar a Casa Municipalista Gaúcha, local onde aprendeu muito durante sua passagem pela presidência. Em sua fala, destacou a história e trabalho extremamente relevante da Famurs para os municípios do Rio Grande do Sul. Ressaltou os desafios de ser prefeito, lembrando de momentos como a pandemia e as enchentes, frisando o importante trabalho técnico prestado pela entidade, dando condições para que os gestores públicos possam atuar em seus municípios.
“Carrego com profunda gratidão poder ter exercido a presidência da Famurs, assim como a presidência da Amcentro e do consórcio. Toda essa história construída ao longo desse período, poder contribuir e fazer parte desse hall de gestores municipais que puxaram a entidade e fizeram esse trabalho de construção do municipalismo mais forte é motivo de muita alegria. Registro mais uma vez aqui essa gratidão e muita alegria poder voltar a essa casa que a gente torce tanto”, afirmou Salerno, que agora atua como secretário-executivo do Plano Rio Grande, do governo do Estado.
Orsi, que esteve à frente da entidade na gestão 2023/2024, reforçou em seu discurso a importância do trabalho da equipe qualificada e que reflete nas comunidades gaúchas. Para ele, o maior legado de sua gestão foi o retorno da entidade ao interior do estado, através da Missão Municipalista.
“A gestão foi marcada por um período de eventos climáticos, mas ainda conseguimos fazer quase tudo que foi projeto. Tenho um orgulho muito grande de ter representado os 496 colegas e ter a oportunidade de conhecer a realidade, as dores, mas também comemorar as alegrias. Este trabalho e esta missão que tivemos com certeza vai ficar marcado na história da entidade, mas muito mais nos nossos corações, na nossa história, na nossa formação como pessoa e gestor”, declarou Orsi.
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, também prefeito de Barra do Rio Azul, reconheceu a importância dos gestores que já passaram pela entidade, deixando “sua contribuição, trabalho e garra na defesa dos municípios gaúchos”.
Participaram do ato o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; a prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi; o prefeito de Restinga Sêca, Vilmar João Foletto; o ex-presidente da Famurs, Dudu Freire; o diretor de Comunicação no Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução, Voltaire Santos; o diretor de Desenvolvimento e o superintendente de Governos do Banrisul, Fernando Postal e André Perini.