Busca rápidaX

Famurs quer antecipação de ações do Estado para combate à estiagem

30 de dezembro de 2021

Uma das sugestões da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, para minimizar os impactos negativos da estiagem na área agrícola, é que o governo estadual antecipe ações do programa Avançar, lançado recentemente.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonoto, citou a importância de antecipar projetos de irrigação e perfuração de poços artesianos. Bonoto ainda disse que ontem conversou com o chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Artur Lemos, para que na próxima semana sejam realizadas rodadas de reuniões para debater os reflexos da falta de chuva e medidas de auxílio para atingidos.

O presidente da Famurs aproveitou para ressaltar que o Executivo de São Borja também vai decretar situação de emergência em razão da seca e a tendência é que vários outros municípios sigam essa medida. Eduardo Bonoto observou que não bastava os impactos da Covid para os municípios, agora o ano fecha com prejuízos por conta da estiagem.

Como alento, Bonoto disse que hoje o Estado paga, de forma antecipada, recursos referentes à primeira parcela do ICMS, que estava agendada para janeiro. No total, são 130 milhões, 210 mil reais. O município de Ijuí recebe 795 mil reais. Abaixo, o montante de dinheiro oriundo de retorno do ICMS para demais municípios da região:

Valores da antecipacao_do ICMS para os municípios do RS

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!