As associações de municípios do Rio Grande do Sul têm até hoje para encaminhar à Famurs, propostas sobre o distanciamento controlado da Covid-19, a partir da ideia do Estado de compartilhar com as prefeituras a decisão sobre bandeiras.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (foto), disse que na próxima semana haverá novo encontro com o governo estadual para sistematizar as sugestões.
O governo gaúcho propõe que as associações ou municípios assumam parte das obrigações de definir as bandeiras, inclusive estabelecer cores menos graves, conforme a evolução do novo coronavírus.
O levantamento parcial da Famurs aponta que das 27 associações de municípios, algumas querem assumir o trabalho das bandeiras e outras não. Porém, todas as associações querem colaborar com o Estado. Porém, Emanuel Hassen de Jesus observa que essas funções demandam muita responsabilidade para os municípios. Mesmo assim, ele entende que o sistema de bandeiras precisa ser melhorado.
Às sextas-feiras, o Estado divulga as bandeiras prévias dos municípios para a semana seguinte, com possibilidade de recursos. O que tem causado polêmica se refere ao levantamento de dados do governo gaúcho que, muitas vezes, difere das informações dos municípios e coloca as localidades em bandeiras mais graves, por exemplo, a vermelha, o que leva ao fechamento do comércio, dentre outras consequências.