Juntamente com a Feira do Livro de Ijuí, que inicia hoje, na praça da República, haverá atividades paralelas. Uma delas é a Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial – que vai acontecer de quinta-feira até domingo. Participarão 22 agroindústrias de Ijuí e mais 13 municípios da região. Quinta-feira a programação vai ocorrer das 15 às 19 horas; sexta e sábado das 7 e 30 às 19; e domingo, das 9 às 18 horas. Por outro lado, domingo haverá Mostra de Carros Antigos, além de mateada. As agroindústrias ficarão instaladas defronte o palanque oficial da praça.
E esse ano, a Feira do Livro de Ijuí chega à 32ª edição. Também ocorre a 35ª Feira do Livro Infantil do Sesc. Esse ano não há patrono ou patronesse e, sim, homenagem à Ueti – União das Etnias de Ijuí. A abertura oficial da Feira do Livro de Ijuí ocorreu às 19 horas de hoje.
A programação, até domingo, também vai contar com Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Haverá, ainda, o espaço do Circulo de Escritores Letra Fora da Gaveta de Ijuí, contação de histórias, encontro com escritores, lançamento de livros e várias outras atividades interativas com o público.
Estarão presentes as livrarias Literatus, Vizzion, Casa Espírita Chico Xavier, Congregações Luteranas de Ijuí e Sociedade Espírita de Auxílio Fraternidade, com mostra e comercialização de livros. O Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta de Ijuí vai efetuar lançamento de três obras literárias. Uma delas vai ser o livro Vivências, com coletânea de textos do próprio círculo de escritores.