Busca rápidaX

Fecomércio apoia abertura do comércio aos finais de semana. Sindilojas de Ijuí também é favorável

25 de março de 2021

A redação da Rádio Progresso conversou, nesta manhã, com o Sindilojas de Ijuí pra saber a opinião da entidade a respeito da abertura do comércio aos finais de semana, algo que está restrito atualmente por determinação do governo do estado do Rio Grande do Sul.
O presidente Bruno Hass disse que entende a necessidade e o desejo dos comerciantes em abrir as portas no final de semana que antecede a Páscoa, e através do Sindilojas, solicitou um posicionamento por parte do Fecomércio-RS que, por sua vez, enviou a resposta nesta tarde, se mostrando favorável a abertura dos estabelecimentos aos finais de semana.

Segundo a entidade, com a proximidade da Páscoa e diante da necessidade de bens considerados não essenciais após diversas semanas de restrições, a Fecomércio-RS enviou um novo pedido ao governador Eduardo Leite, solicitando ajustes de medidas de combate ao Covid, com a finalidade de evitar a concentração de consumidores por conta da abertura do comércio apenas em dias e horários restritos.

A entidade avisa que a redução da janela de abertura e proibição do comércio dito não essencial pelo estado nos fins de semana podem levar a um número maior de clientes presentes simultaneamente nos estabelecimentos durante o seu funcionamento. Além disso, os consumidores que não podem realizar compras de segunda a sexta tendem a se concentrar no reduzido número de lojas que podem funcionar aos sábados e domingos.

Desta forma, pela experiência empresarial adquirida, a Fecomércio-RS alerta que, apesar de bem-intencionada, a restrição de abertura do comércio a horários reduzidos não tem o efeito esperado de diminuir a circulação e acaba por provocar maior concentração em um número menor de estabelecimentos, algo que vai contra as medidas indicadas para o combate do coronavírus.

No pedido enviado ao governador, a entidade solicita para que o governo de Eduardo Leite reconsidere a medida e reforça o compromisso em estimular o cumprimento rígido de todos os protocolos de saúde nas empresas, que, segundo a Fecomércio, como observado ao longo do ano passado, limitam significativamente a transmissão do vírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!