O município de Cruz Alta realiza até este domingo, na Praça Érico Veríssimo, a 26ª Feira do Livro e a 6ª Semana Literária Érico Veríssimo. Os eventos começaram quarta-feira. Em paralelo acontece a 6ª Feira do Conhecimento, que reúne vários trabalhos das escolas municipais. As atividades em Cruz Alta também contam com atrações artísticas, culturais, educativas e de saúde.
E aproveitando o momento cultural proporcionado pela 26ª Feira do Livro e 6ª Semana Literária Erico Verissimo, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou, ontem, os editais da Lei Paulo Gustavo. Os editais visam a seleção e premiação de projetos aptos a manter viva e em circulação a cultura de Cruz Alta, que serão executados com recursos da Lei Paulo Gustavo. Eles são direcionados a proponentes com sede e/ou domicílio no município, e a entrega do produto deve ser feita de acordo com as especificações do edital.
“Os editais buscam promover e desenvolver o setor cultural em Cruz Alta e visam justamente abraçar a classe artísticas castigada pela pandemia”, diz Shana Reis, Secretária de Cultura.
Vários setores da cultura estão envolvidos nesta iniciativa, com especial destaque para a indústria audiovisual. Ainda, ela abrange, conforme edital, fazedores de cultura de todos os segmentos culturais de nossa cidade.
A Lei Paulo Gustavo foi promulgada em 08 de julho de 2022 com a finalidade de incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial, as demandas oriundas do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos.
Antes de efetuar a inscrição, é importante ler atentamente os editais, atentando-se à documentação necessária, conforme está descrito nos Editais que estão disponíveis no site da Prefeitura de Cruz Alta