Busca rápidaX

Fenaleite, durante a Expofest deste ano, terá mais de 150 animais

9 de outubro de 2023

Qualidade do leite e morfologia do gado jersey e holandês vão ser destaques na Fenaleite que acontecerá durante a Expofest deste ano, cuja feira ocorrerá de quarta-feira até 22 deste mês no parque Wanderley Burmann de Ijuí. Já a Fenaleite será realizada de 16 a 22.

O coordenador da Fenaleite, Gélson Garzella, explica que já está confirmada a participação de aproximadamente 150 animais de cerca de 25 expositores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Da região, haverá presença de bovinos de municípios como Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado e Humaitá, Catuípe. De locais mais distantes, confirmaram participação, por exemplo, produtores de Alegrete.

A Fenaleite receberá a melhor vaca jersey do Brasil, na área morfológica, que é de uma propriedade do município gaúcho de Salvador do Sul; ainda a melhor bezerra nacional da mesma raça, também em morfologia, pertencente a um produtor do Estado de Santa Catarina. Além disso, os três melhores animais em morfologia, raça holandesa, da Expointer de 2023, também vacas jersey premiadas morfologicamente neste ano na mesma feira em Esteio, vão estar na Expofest Ijuí.

O concurso leiteiro das duas raças começará nas primeiras horas do dia 18, com o resultado dos vencedores no dia 19 de outubro, feriado alusivo ao aniversário de Ijuí. Já dia 20 haverá o concurso morfológico na categoria jersey e no sábado, dia 21, a mesma avaliação para a raça holandesa. Produtores de bovinos jersey e holandês podem se inscrever até hoje para participar da Fenaleite com as associações estaduais dessas duas raças.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Gélson Garzella falou mais sobre a Fenaleite da Expofest durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ele ainda abordou a importância do evento para troca de experiências entre produtores sobre genética dos animais, produção leiteira e questões morfológicas. O Progresso Rural será reprisado às 22 horas de hoje no programa Companhia da Noite da RPI.

A Fenaleite será desenvolvida após a programação do cavalo crioulo. O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí, Rogério Bronzatto, ressalta que vão participar mais de 100 equinos de cerca de 50 cabanhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De sexta-feira até a próxima segunda-feira haverá, por exemplo, as provas credenciadoras para o Freio de Ouro. Ainda ocorrerá o leilão de cavalos crioulos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí