Busca rápidaX

MANCHETES

Fenômeno El Niño vai trazer mais chuva e menos frio nos próximos meses na região de Ijuí

20 de abril de 2023

Depois de uma sequência de 3 anos de La Niña, finalmente o fenômeno está desconfigurado e segundo as novas atualizações dos principais centros meteorológicos e climáticos ao redor do globo, como a NOAA, é que o aquecimento gradual das águas do Pacífico Equatorial configurando o fenômeno El Nino até o inverno, e com intensidade moderada a forte até a primavera e chance de 90% do fenômeno acontecer.

Para região de Ijuí, a La Niña contribuiu por uma situação de escassez severa de chuva com comprometimento da safra e nível dos reservatórios. Com a previsão do fenômeno El Niño, a situação é mais animadora para que as chuvas comecem a normalizar em direção aos meses de inverno, mas principalmente primavera. É importante destacar que costumeiramente em anos de El Niño os eventos de tempo severo (temporais com ventania e granizo) tendem a ocorrer com maior frequência.

Para os próximos meses, a previsão indica temperaturas acima da média no período (maio a agosto), e um inverno não muito rigoroso, com menos eventos de geadas fortes. Porém, massas de ar frio de origem polar devem avançar para região e trazer eventos de frio intenso isoladamente. As informações são da meteorologista Dra. Camila Cardoso.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!