O jovem Mathias Gabriel Zdruicoski de Oliveira, 22 anos, que morreu afogado nas águas do rio Potiribú no final da tarde desta quinta-feira, 23, era filho único, descrito pela família como calmo, trabalhador e sonhador. Ele se banhava próximo à cascata na usina velha do Departamento Municipal de Energia (DEMEI), na companhia de amigos, quando submergiu em um poço de aproximadamente 5 m de profundidade.
O Corpo de Bombeiros de Ijuí realizou buscas durante toda a noite, mas o corpo de Mathias só foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 24, com a chegada de mergulhadores de Santa Maria e Santiago. Os profissionais levaram cerca de 10 minutos para localizar o corpo submerso. Os pais e parentes de Mathias acompanhavam o trabalho das equipes de busca e se desesperaram com a localização.
Um tio do jovem conversou com a reportagem da RPI e descreveu o sobrinho como um menino tranquilo, trabalhador e companheiro da mãe. Mathias trabalhava como entregador para um restaurante, mas pretendia fazer um curso de informática para mudar de ramo de atuação.