O município de Augusto Pestana registrou em média, nos últimos 60 dias, cerca de 50 casos por semana de Coronavírus. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde que avalia essa situação como preocupante, pois não vê uma redução no número de novos infectados. Conforme a Secretária da Saúde Fernanda Bortolinni Hass as aglomerações irregulares nos finais de semana é o fator predominante para que novos casos sejam registrados. Segundo ela, Augusto Pestana possui três fiscais que atuam na tentativa de coibir essas situações.
Fernanda disse que toda a população idosa de Augusto Pestana está imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, isso representa 22% da população. Com a primeira aplicação do imunizante são 38% dos munícipes.
A secretária ainda relatou a preocupação da gestão em saúde perante o número de pessoas que tem procurado por atendimento médico. Hoje, no Hospital São Francisco três pacientes positivos para Covid-19 aguardam por transferência à outra casa hospitalar. “O grande problema é que as pessoas acabam procurando duas ou três vezes o atendimento com o agravamento dos sintomas e isso tem gerado um volume alto de pacientes nas unidades de saúde e no hospital da cidade”, disse.
As aulas presenciais seguem mantidas seguindo os protocolos do Estado. Fernanda Hass esclarece que não foram observados problemas nos educandários até o momento. A Secretária da Saúde de Augusto Pestana ressaltou a importância das pessoas se preocuparem com os métodos de higiene, prevenção e o distanciamento social para evitar novos casos da doença na cidade.