Busca rápidaX

Força-tarefa do Estado está nas regiões Celeiro e Norte para combate à dengue

21 de fevereiro de 2024

De hoje até sexta-feira, uma força-tarefa da secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, contra a dengue, vai estar em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

As equipes realizarão reuniões e visitas nas comunidades, junto com prefeituras. Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), que prevê a aplicação de inseticida dentro dos imóveis, para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Outro foco da ação está no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento. Hoje à tarde a força tarefa vai estar na Coordenadoria de Saúde de Frederico Westphalen. Amanhã pela manhã haverá visitas em Tenente Portela e à tarde em Redentora. Sexta-feira pela manhã, o grupo vai ter reunião na Coordenadoria de Saúde, em Palmeira das Missões. Tenente Portela e municípios da região Norte concentram o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, neste ano, são 18 casos confirmados e 56 em investigação.

Terceiro óbito em Tenente Portela

O município de Tenente Portela confirmou, ontem à tarde, o terceiro óbito por dengue neste ano. Trata-se de uma mulher, de 75 anos, que estava internada no hospital do município e faleceu na última sexta-feira. Ela também tinha outras doenças. A confirmação da morte por dengue aconteceu através de exame feito pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Segunda-feira à tarde, a secretaria estadual da Saúde tinha confirmado a segunda morte por dengue em Tenente Portela, ou seja, de uma mulher, de 64 anos. O óbito ocorreu quinta-feira passada. A primeira vítima fatal da doença no município foi uma mulher, de 71 anos, que faleceu dia 31 do mês passado.

Tenente Portela é o município gaúcho com maior número de casos de dengue. São, pelo menos, 1.751. As outras mortes por dengue neste ano no Estado aconteceram em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado