Pela primeira vez na Expofest, os franceses de Ijuí já serão presença no palco das etnias, parque Wanderley Burmann. Neste sábado, as 15 horas, e amanhã, as 10 horas, a Coletividad Francesa de Oberá traz o grupo oficial de dançarinos, denominado “Bleu Blanc Rouge”, inspirado nas cores da bandeira francesa.
A vinda dos argentinos atende convite do Núcleo Cultural Francês de Ijuí, que ocupa ambiente do prédio do Sindicato Rural de Ijuí de forma integrada com outros três novos grupos étnicos (argentinos, tchecos e uruguaios). A Torre Eiffel é o principal cenário para envolver os visitantes na cultura francesa.
Nesta vinda a Ijuí o grupo argentino traz uma nova coreografia intitulada “Cachet de ma France” (Selo da Minha França), fazendo uma viagem por diferentes estilos de danças francesas. O espetáculo tem participação atuante da atriz Tina Heidel, de 72 anos, com direção de Agustín Wall e Gabriela Miño.
O ballet foi criado em 2018, um ano após a reabertura da casa típica da Colectividad Francesa no parque onde é realizada anualmente a Fiesta Nacional Del Inmigrante. O grupo é formado por jovens e adultos, com idades que variam entre 15 e 35 anos.
A representação de Oberá será formada ainda pela presidente Cecilia Druckmann, pela embaixadora Rocio Novak e pela rainha Silvia Mabel Laphitz. O presidente do Núcleo Cultural Francês de Ijuí, João Luís Bindé, ressalta a importância de estabelecer este intercâmbio na área cultural já na primeira participação do grupo na Expofest. “Estamos trabalhando para inserir a cultura e a culinária francesa no ambiente da nossa festa, enriquecendo ainda mais o movimento étnico”, reforça.