É uma unanimidade entre todas as pessoas que lidam com a pecuária leiteira no Brasil: com os altos custos, a baixa rentabilidade e o aumento das importações está cada vez mais difícil continuar com a atividade.
O Rio Grande do Sul é um claro exemplo desses problemas. Na região de Ijuí, os agricultores registram queda em torno de 80 centavos no valor recebido pelo litro de leite. Em muitos casos, o custo da produção supera o preço pago pelas cooperativas e empresas, ou seja, há produtores que não têm lucro. Inclusive, nos últimos meses foram realizadas mobilizações contra importação do leite da Argentina e Uruguai.
Para debater a situação e buscar possíveis soluções, aconteceu na última terça-feira, em Brasília o “2º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite”. Promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, a iniciativa teve o propósito de apresentar políticas estruturantes para o setor.
A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar, Ana Paula Leão Junqueira, do PP de Minas Gerais, em entrevista para a RPI, falou do encaminhamento de criar um plano nacional para o setor leiteiro, por exemplo, compras públicas com a inserção permanente do leite nos programas sociais do governo federal e mecanismos para frear importação de leite ou produtos subsidiados. Neste domingo, a deputada, Ana Paula Leão Junqueira, vai explicar mais sobre o assunto no programa Progresso Rural, da RPI, às 6 horas e 30 minutos.