Área tradicional de pecuaristas e agricultores no Rio Grande do Sul, a produção de ovinos recebe reforço em Ijuí e região com a criação do Núcleo de Ovinos Noroeste/Missões, lançado dia 18 deste mês, durante a Expofest, no parque Wanderley Burmann de Ijuí. Além disso, outra novidade vai ser a implantação de um frigorífico de ovinos no distrito de Barreiro, interior de Ijuí.
Uma das proprietárias, Andressa Gressler Stum, esclarece que o local vai receber cordeiros de produtores, ou seja, ovelhas e caneiros pequenos, seguir com criação em confinamento, para posterior abate quando os animais tiverem média de 38 a 42 quilos.
Ela enfatiza que a carne ovina ganha cada vez mais valor de mercado e tem boa procura dos consumidores, porém, existe pouco fornecimento, ou seja, é preciso aumentar o número de produtores. Diante disso, o frigorífico e o próprio núcleo pretendem incentivar que pessoas comecem a criar ovinos e ajudar quem tem poucos animais, para o consumo próprio, a ampliar a produção para venda.
Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Andressa Gressler Stum, que também é médica veterinária, falou mais sobre o frigorífico de ovinos, em Ijuí, durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Destacou que essa parceria no núcleo vai possibilitar que o frigorífico tenha animais para abate de forma constante e para os produtores a garantia de venda.
Andressa afirma que o frigorífico São Gonçalo, nome dado à empresa, deve começar atuação na metade do próximo ano. A capacidade vai ser de abater cerca de 100 animais por dia, em torno de dois mil quilos de carne. Já o confinamento vai ter área para 800 a mil cordeiros. A ideia inicial é abastecer o comércio de Ijuí e região com carne de ovelhas e carneiros, mas também ampliar para todo Rio Grande do Sul.
No Progresso Rural de ontem pela manhã, Andressa Gressler Stum ainda comentou que interessados em participar do projeto podem procurar ela própria para começar parceria a fim de repassar animais ao frigorífico.
Já o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira, ressalta que no próximo mês haverá reuniões para constituir o estatuto da entidade e inserir mais agricultores no núcleo. Ele frisa que existem interessados em se agregar à entidade, por isso, ocorre encaminhamento via prefeitura e Unijui. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, as 22 horas, no programa Companhia da Noite. Abaixo, confira a entrevista com Andressa Stum: