Busca rápidaX

MANCHETES

“Frio é um inseticida natural para a dengue”, avalia coordenador da Vigilância em Saúde

18 de abril de 2023

A previsão do tempo que indica a chegada do frio para Ijuí deve trazer notícias mais animadoras em relação ao combate ao mosquito da dengue. Além da aplicação em maior escala do fumacê em diversos bairros, as temperaturas amenas são inseticidas naturais para o Aedes Aegypti. A avaliação é do coordenador da Vigilância em Saúde, o médico veterinário Ortiz Jr.

“O frio se faz necessário. É um inseticida natural. Ele inibe o voo do mosquito. Quando temos uma temperatura baixa e com velocidade de vento, primeiro o mosquito não tem equilíbrio de voo e segundo, na sua biologia, essa estrutura de temperatura não movimenta esse inseto do seu lugar. O frio vem colaborar a toda essa demanda que estamos enfrentando.”, observou.

De acordo com o coordenador, foi o novo hábito que ijuienses tiveram de colecionar água foi bem negativo para esse período. “As pessoas, de fato, chegaram a colocar que se batiam de tanto mosquito que havia”, destacou.

Durante entrevista na manhã desta terça-feira, 18, no programa Rádio Ligado, Ortiz chamou a atenção da comunidade. “As pessoas precisam incorporar no nosso dia a dia que não podem reservar água. Quem tem piscina possui uma obrigação moral com toda a comunidade. Se você não faz o cuidado necessário, está criando mosquitos naquele momento. Peço que sejamos éticos como nossos vizinhos e com nosso bairro para que tenhamos a tranquilidade que a gente precisa”, concluiu.

Na última atualização do Painel de Controle da Dengue da Secretaria Estadual da Saúde, Ijuí possuía a confirmação de 961 casos. Mais de 500 estão sob investigação.