Ijuí e região devem receber novamente, a partir de sábado (7), a fumaça das queimadas que ocorrem na Amazônia e em outras partes da América do Sul, deixando o céu acinzentado e também trazendo consequências para a saúde da população.
Segundo a meteorologista da Rádio Progresso, dra. Camila Cardoso, a chuva desta quarta-feira (4) mudou o fluxo de ventos, possibilitando o céu azulado visto nesta quinta-feira (5). Já no sábado (7), o vento volta a soprar do Norte do Brasil e essa pluma de fumaça retorna para a região Sul. “Infelizmente toda a vez que o vento virar para o quadrante Norte e a gente estiver nessa situação complicada em relação ao excesso de queimadas, a gente vai ter esse céu mais obscurecido”, afirma a especialista.
Além disso, uma cena que pode parecer bonita aos olhos também é reflexo da fumaça no ar: o amanhecer e o pôr-do-sol mais avermelhados dos últimos dias. “Quando a gente tem fumaça, a gente tem poeira em suspensão na atmosfera, acaba que os raios solares são filtrados e a gente entra em uma faixa do espectro solar em tons mais alaranjados, avermelhados”, explica Camila Cardoso.