Basta olhar para cima que é possível identificar que o céu, que era pra estar azul, foi substituído por fumaça. Mais uma vez a região sente os reflexos das queimadas, conforme já havia previsto a meteorologista da Rádio Progresso, Dra. Camila Cardoso. Neste domingo (8) Brasil registra 3.640 focos de incêndio segundo dados consolidados do sistema BD Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A Amazônia concentra a maior parcela das ocorrências, com 1.847 –ou 50,7%.
O Estado do Mato Grosso teve o maior número de queimadas, com 1.893 focos registrados em 24h. É seguido por Pará (593) e Amazonas (237). O país registrou 28.972 focos de incêndio de 1º a 8 de setembro….
O Brasil encerrou o mês de agosto de 2024 como o pior número de queimadas em 14 anos. Em entrevista à Rádio Progresso na última quarta-feira, a meteorologista Camila Cardoso já havia confirmado que as fumaças novamente chegariam até a região. Além disso, segundo a meteorologista, o Brasil viverá, nesta primeira quinzena do mês, uma onda de calor excepcional, o que também será refletido em Ijuí.
A meteorologista explica que o calor será mais intenso em áreas do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul, e também Oeste do Paraná, onde as temperaturas podem chegar a patamares próximos de 45ºC. “Essas são as áreas que terão esses extremos de temperaturas, possivelmente valores históricos. O que a gente vai receber é o reflexo dessa onda de calor”, afirma.
Em Ijuí, a temperatura se eleva rapidamente até chegar ao pico de calor na terça-feira (10). “Na terça-feira, Ijuí deve verificar algo em torno dos 33ºC, pontualmente em direção a Santo Ângelo chegando a 35ºC. Então serão cinco dias de calor acima da média”, destaca Camila Cardoso.