Jesse Koz, de 29 anos, tem chamado a atenção por rodar com seu fusca 1978, com placas de Balneário Camboriú, na badalada Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos. É por lá que ele fica até segunda-feira (18), quando parte para próximo destino. Desde 2017, foram 16 países desbravados.
Junto de Dodongo, como o carro foi apelidado, Jesse percorre as Américas na companhia também do cachorro, o Shurastey, um golden retriever igualmente desbravador. Eles querem chegar ao Alasca em setembro.
Apesar do currículo extenso de viagens, que pode ser conferido no Instagram do rapaz, Jesse não conseguiu conter a emoção de passar pelas ruas nova-iorquinas, onde chegou em 6 de abril.
“Ó, o fuscão, onde que está! Não acredito nisso!”, disse, em vídeo publicado na rede social.
A viagem faz parte de um projeto, chamado “Shurastey or Shuraigow?”, uma adaptação inspirada na música “Should I Stay or Should I Go” (traduzido do inglês Devo Ficar ou Devo Ir), sucesso da banda The Clash. A ideia é chegar ao Alasca. No Instagram, cerca 310 mil pessoas acompanham as aventuras diárias do trio Jesse, Dodongo e Shurastey.
Para dar nome ao fusca, Jesse também buscou inspirações de seu cotidiano. Dodongo vem de um personagem de vídeo game.
“É um ‘dragão’ muito forte, que tem a pele muito dura e a única forma de matá-lo é dando uma bomba pra ele comer. E o fusca é assim: muito forte”, comenta.
Apesar de uma dúzia de problemas mecânicos, viajar pelas Américas tem sido tranquilo e seguro. É o que garante o aventureiro.