O futuro diretor geral da secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, começa a definir o plano de trabalho. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, comentou que a posse deve ocorrer em breve e vai ter diálogo permanente com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.
Frisou que o governador, Eduardo Leite, definiu a educação como a principal prioridade do atual governo, por isso, deverão ocorrer muitos avanços. Burmann entende que é preciso atuar para melhorar os indicadores em termos de aprovação e aprendizado dos estudantes estaduais, reduzir a evasão escolar, recuperar o que foi perdido no ensino durante a pandemia Covid, ainda ampliar tecnologias, especialmente para professores.
Paulo Afonso Burmann, que é natural de Catuípe, defende a ampliação da educação em tempo integral, ou seja, no caminho dos CIEPs, em que os alunos ficam o dia inteiro nos educandários. Na mesma entrevista na Progresso, Burmann frisou a ênfase que precisa ser dada em relação a jovens que estão no Ensino Médio e trabalham para ajudar as famílias, o que muitas vezes causa evasão escolar. Para isso, ele acredita que possa ser criado programa de bolsa, com auxílio financeiro, para o estudante permanecer nos estudos.
O novo diretor da secretaria estadual da Educação também lembrou da necessidade de melhorar salários de professores e funcionários de escolas estaduais, ainda retomar obras paradas em educandários, seja com reformas ou ampliações, também estabelecer novos investimentos em infraestrutura.