Busca rápidaX

MANCHETES

Golpistas usam sites falsos e Pix adulterado para enganar contribuintes do IPVA 2026 no RS

11 de janeiro de 2026

Criminosos vêm usando sites falsos para aplicar golpes em contribuintes que tentam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 no Rio Grande do Sul. Fraudes reportadas levaram o governo do Estado a emitir um alerta sobre o tema na sexta-feira (9).

 De acordo com o aviso, os golpistas utilizam links fraudulentos, guias falsas e códigos Pix adulterados, que direcionam o pagamento do tributo para contas de pessoas físicas ou de empresas sem vínculo com o governo.

 Esses sites falsos costumam aparecer em resultados de buscas na internet e também podem ser enviados por aplicativos de mensagens, induzindo a população ao erro.
 No alerta emitido, o governo afirmou que diferentes órgãos já estão trabalhando de forma conjunta para retirar as páginas falsas do ar.
 Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), para consultar valores e gerar o QR Code de pagamento de forma segura, a recomendação é utilizar apenas os canais oficiais do governo:
Aplicativo IPVA RS
Site ipva.rs.gov.br
Portal do Detran-RS (detran.rs.gov.br)
Outro ponto de atenção é o endereço eletrônico da página: os sites oficiais do governo do Rio Grande do Sul utilizam o domínio rs.gov.br. Qualquer variação fora desse padrão deve ser considerada suspeita.
Além disso, a Sefaz ressalta que o governo não envia links, boletos ou cobranças do IPVA por mensagens ou e-mails.

Fonte: RPI / GZH