Busca rápidaX

MANCHETES

Governador anuncia medidas contra a estiagem e atende agricultores familiares

31 de março de 2023

Com os anúncios feitos ontem pelo governador, Eduardo Leite, o Estado gaúcho atende praticamente todas as reivindicações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, visto os prejuízos causados pela estiagem. Ontem, houve mobilização da Fetag, em Porto Alegre, com participação de aproximadamente 2 mil e 500 agricultores familiares. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, esteve presente.

Durante entrevista nesta manhã na RPI, Karlinski disse que um pontos positivos informados pelo governador é ampliação da disponibilização de recursos para o Bolsa Jovem. Isso ajuda, por exemplo, os estudantes da Casa Familiar Rural de Catuípe. Eduardo Leite também anunciou a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes e a prorrogação até agosto dos vencimentos para encontrar um caminho jurídico que permita a anistia do programa Troca-Troca Forrageiras. Caso não seja possível a anistia do programa forrageiras, Eduardo Leite assumiu o compromisso de ampliar o desconto que hoje é de 30%. Porém, a Fetag solicita desconto de 90%.

O governador também informou a criação de um grupo de trabalho para discutir programas a serem implementados a exemplo de uma linha de crédito, dentro de um Plano Safra Estadual, para fomentar a conservação de solo e preservação de água nas propriedades da agricultura familiar e subsidiar os juros do Pronaf. Além disso, Leite disse que haverá pagamento, em até 15 dias, da parcela do SOS Estiagem para agricultores que eram beneficiados e não estavam na lista.

Na mesma entrevista hoje na Progresso, Carlos Karlinski enfatizou que agora as atenções são reforçadas em relação ao governo federal. Isso porque, a Fetag busca novas medidas de apoio. Nesse âmbito está o seguro/Proagro, que já está sendo reivindicado pelos produtores, por exemplo, pela quebra na soja, visto a falta de chuva. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí ainda comentou que é preciso pressionar o governo federal para conceder rebate de 35% sobre parcelas vencidas ou que vão vencer do Pronaf, referente a este ano, e que se estenda por todo 2023, e não apenas de abril a julho, como ocorreu ano passado.

Já a prorrogação de parcelas dos financiamentos agrícolas é mais fácil de acontecer, pois isso está previsto no anual de crédito rural. Os agricultores presentes na mobilização, ontem, em Porto Alegre decidiram dar prazo de 15 dias para o governo federal fazer anúncios da pauta entregue, caso contrário, vão fazer novas mobilizações no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí