O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (2), a distribuição nacional do primeiro lote da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O lote inicial, composto por 673 mil doses, será enviado a todas as unidades da federação para imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo prioritário para receber a vacina é o das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O Ministério esclarece que não há restrição de idade para a mãe, e a recomendação é de dose única a cada nova gestação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que “a chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras”.
O principal foco da imunização é a proteção dos bebês, visando reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos. Neste período, os bebês são mais vulneráveis a desenvolver as formas mais graves da infecção, que frequentemente levam à hospitalização.
Até 22 de novembro de 2025, o Brasil havia registrado 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo VSR. A gestão dos estoques e o início da vacinação nos postos de saúde e unidades básicas de saúde (UBSs) são de responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Saúde.