O Governo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), em parceria com o Instituto Manager, formou a primeira turma do Programa Jovem Empreendedor. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira (17), no auditório da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros.
O projeto-piloto foi desenvolvido com estudantes do 8º ano da EMF Soares de Barros e teve como foco o trabalho com conteúdos de empreendedorismo, educação financeira e inovação. Durante o percurso formativo, os estudantes foram desafiados a idealizar startups, estimulando a criatividade, o planejamento e a visão empreendedora.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, destacou o desempenho dos estudantes e a escolha da escola para o projeto-piloto, além de anunciar a intenção de ampliar o programa para todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. O secretário também ressaltou a conquista do primeiro lugar estadual no Programa Jovem Empreendedor pelos estudantes de Ijuí.
O diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, parabenizou a professora facilitadora Fabiana Bohrer pela condução do projeto e destacou o desempenho da turma, que participou da formação por quatro meses e conquistou o primeiro lugar entre mais de seis mil estudantes participantes em todo o estado.
A diretora da EMF Soares de Barros, Rosa Mari Vieira Macuglia, também se manifestou, ressaltando os desafios enfrentados e as aprendizagens construídas pelos estudantes ao longo do programa. A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora pedagógica da SMEd, Denise Siekierski, da secretária adjunta Andréia da Rosa, da chefe de gabinete Rosangela Schimanoski, da professora facilitadora do projeto, além de pais e responsáveis.
Como resultado do percurso formativo, as estudantes Larissa Alves Santos e Maria Flor Geremia Dias conquistaram o primeiro lugar na fase estadual das Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor, na categoria saúde, com o projeto Aurespire. A equipe vencedora recebeu como premiação uma viagem ao Google, com despesas custeadas pela organização do programa.