Busca rápidaX


Governo federal faz balanço de apoio a agricultores familiares gaúchos após enchente

13 de janeiro de 2025

Com recursos financeiros dos governos federal e estadual, o Rio Grande do Sul realiza investimentos ainda referente à recuperação das enchentes de maio do ano passado. Na última quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve em Porto Alegre quando apresentou balanço das ações emergenciais da União para retomada da agricultura familiar.

Frisou repasse de créditos extraordinários, descontos em dívidas, financiamento emergencial, suporte para recuperação de estradas e habitação, dentre outras medidas aos pequenos agricultores. Somente em descontos concedidos foram aproximadamente 1 bilhão de reais. Também houve 1,2 bilhões de reais, com até 10 anos para pagamento, 3 anos de carência e rebate de 30% no valor contratado, limitado a R$ 25 mil em municípios em calamidade pública e R$ 20 mil em municípios em emergência.

Paulo Teixeira ainda comentou que existem mais 9 bilhões de reais para contratar pela agricultura familiar. Inicialmente foram beneficiados pequenos produtores com propriedades na mancha da enchente, ou seja, região mais atingidas, por exemplo, Vale do Taquari, Vale dos Sinos, dentre outras. Agora, vai ter espécie de repescagem para saber se existem agricultores de outros locais também com necessidade de apoio devido à enchente.

O jornalista, Marcel Klein, da Progresso Capital, acompanhou a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Porto Alegre, e ontem, às 6 horas e 30 minutos, trouxe matéria especial no programa Progresso Rural, da RPI. Também foi informado que, por meio do governo gaúcho, existe fundo financeiro para recuperação de solo. Essas medidas também podem beneficiar agricultores familiares de Ijuí e região.

Ainda no Progresso Rural, ontem pela manhã, teve participação de Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco Hassen, ex-presidente da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – que, atualmente, comanda a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Hassen vai comentar que também há verbas para habitação no Rio Grande do Suil, visto as enchentes. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí