O governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (1º), uma série de homenagens pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, completados neste 2025. Uma das ações envolve o Palácio Piratini e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), que ficarão iluminados com as cores da bandeira da Itália – verde, branco e vermelho – durante todo mês de janeiro. O mesmo acontece com a Assembleia Legislativa.
Além disso, o governo lançará em breve um site alusivo aos 150 anos da imigração italiana. Será um espaço online para que todos que estejam promovendo eventos e ações possam colaborar, criando uma grande agenda dos festejos no Rio Grande do Sul.
Ao longo do ano, outras diversas comemorações estão sendo planejadas em todas as regiões do Estado que possuem origem italiana. A organização é da Comissão Oficial dos Festejos, instituída pelo governador Eduardo Leite por meio do Decreto 57.558, de abril de 2024.
A equipe é coordenada pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e também presidente da Comissão, Fabrício Guazzelli Peruchin. O objetivo é reunir todas as prefeituras e entidades que desejam contribuir com as comemorações.
O grupo incentiva os municípios gaúchos a promoverem atividades alusivas à data, para resgatar e fortalecer os laços culturais entre os povos. As atividades estão sendo integradas a uma programação em nível estadual, que contará com um calendário oficial de celebrações ao longo de 2025.