O governo, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), reafirma que não há novo foco confirmado de influenza aviária no Estado. Em Anta Gorda, há um caso suspeito, referente a uma amostra coletada que está sob investigação, assim como ocorre com outros casos monitorados em todo o país.
O Rio Grande do Sul segue vigilante e atuante no monitoramento e controle de todas as notificações de suspeita da doença, realizando a coleta de material biológico, para diagnóstico no laboratório oficial. Esse procedimento é parte da rotina da Seapi, conforme os protocolos nacionais e internacionais de vigilância sanitária.
É importante ressaltar que, neste momento, o sistema está hipersensível, com um número elevado de notificações. Todas as suspeitas fundamentadas são investigadas, com a coleta de amostras para confirmar ou descartar a presença da influenza aviária.
A secretaria reforça que aguarda os resultados das análises laboratoriais, conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e manterá a sociedade informada assim que houver qualquer atualização oficial. A DDA reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança sanitária.