O Ministro da Economia do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou que o Governo vai oferecer um desconto de 50% em refeições em cafés, restaurantes e pubs em todo o Reino Unido, de segunda a quarta-feira, durante o mês de agosto de 2020 até 10 libras (62 reais) por pessoa.
“Este momento é único, temos de ser criativos: para levar os clientes de novo aos restaurantes, cafés e bares [pubs], e proteger os 1,8 milhões de pessoas que trabalham neles”, justificou, durante a apresentação no parlamento de um conjunto de medidas para estimular a recuperação econômica pós-pandemia covid-19.
Os estabelecimentos que se registrarem no sistema, intitulado “Coma fora para ajudar” [Eat Out to Help Out], serão reembolsados no espaço de cinco dias úteis, garantiu o ministro.
O governo também vai reduzir o Imposto sobre Valor Agregado de 20% para 5% nos setores de entretenimento, incluindo cinemas, jardins zoológicos, nos próximos seis meses, até 12 de janeiro.
Segundo o ministro, estes setores foram os mais afetados pelo confinamento decretado em março para travar a pandemia covid-19, tendo 80% fechado desde abril e 1,4 milhões de trabalhadores colocados em layoff.
O setor só foi autorizado a reabrir no sábado (4) na Inglaterra e está prevista a reabertura nos próximos dias e semanas também na Escócia e País de Gales.