Governo vai permitir reabertura de comércio a partir de segunda-feira, com novos protocolos
17/03/2021 l 09:45
Sabrina Bertollo
17/03/2021 l 09:45
O governo do Estado vai liberar o retorno da cogestão a partir de 22 de março, próxima segunda-feira, mas com mudanças a serem aplicadas pelos municípios diante dos números em elevação da pandemia. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, após reunião com o governador Eduardo Leite.
Com o retorno da cogestão, uma região que ficar em bandeira preta, por exemplo, poderá adotar protocolos da vermelha, que teve alterações. Confira:
– Comércio não essencial somente de 2ª a 6ª feira, até 20h (entrada até 19h);
– Restaurantes, bares e lanchonetes sem restrição de dias, até 17h (entrada até 16h);
– Hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável;
– Adequações nos protocolos para demais atividades seguem sendo analisadas;
A cogestão segue vedada para a educação. Ou seja, uma região que ficar na bandeira preta não poderá retomar aulas presenciais, mesmo podendo adotar protocolos de bandeira vermelha.
O governo confirma que vai manter o fechamento de atividades das 20h às 5h até 30 de março. A novidade é que essa regra vai vigorar por mais tempo, mas nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), durante todo o mês de abril.
– Linhas de crédito: O governo do Estado também vai anunciar linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas no Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Badesul.
Fonte: Governo do Estado do RS