A secretaria de Agricultura de Ajuricaba estima que na área mais atingida pelo granizo do início da noite de ontem, 26, o prejuízo no trigo fica entre 40 e 50%. O secretário, Amarildo Bageti, explica que as pedras de gelo foram mais fortes numa faixa de aproximadamente um quilômetro de largura entre as Linhas 29 a 32, também na Linha Seca, limite com Nova Ramada, Condor e Panambi. Nas proximidades dessa área os estragos são estimados de 10 a 30%.
Bageti observa que entre 50 e 60 agricultores tiveram danos mais elevados no trigo e de 40 a 60 com menos intensidade. A orientação é que esses produtores acionem o Proagro. No milho, em Ajuricaba, o secretário da Agricultura enfatiza que o prejuízo é menor porque a cultura está em início de desenvolvimento e grande parte deve se recuperar. Na aveia branca, uma lavoura sofreu estragos de 60 a 70%. Duas casas e um galpão registraram danos nos telhados em Ajuricaba.
Já em Nova Ramada, o granizo afetou as localidades de Formigueiro, Timbozal, Pinhal e Barro Preto. O responsável pela Defesa Civil, Élton Rehfeldt, explicou que é difícil avaliar perda no trigo neste momento, pois a planta tem umidade da chuva e é preciso aguardar ficar mais seco. O milho deve se recuperar em grande parte. O granizo ainda provocou estragos na soja recém germinada. Em Formigueiro, uma casa teve prejuízos parciais.