Não bastasse a estiagem, agricultores do município de Capão do Cipó contabilizam prejuízos nas lavouras também pelo granizo. Ontem à tarde o granizo atingiu em torno de dois mil hectares de soja. A perspectiva é que haja necessidade de replantar entre 500 e 800 hectares, visto os estragos pelas pedras de gelo.
O prefeito, Osvaldo Froner, disse que na lavoura dele vão ter que ser replantados cerca de 140 hectares. A área mais atingida pelo granizo foi na localidade de Rincão dos Viera. Froner observou que os danos ocorreram, especialmente, na soja recém nascida e em início de desenvolvimento. No entanto, junto com o granizo teve chuva, num acumulado de 50 a 60 milímetros em Capão do Cipó, o que proporciona a retomada do plantio ou replantio da soja, trabalho que estava parado em razão da seca.
Quem também registrou granizo foi o município de Jóia, entre quinta e sexta-feira passada, no assentamento Rondinha, porém, sem grandes prejuízos. Os municípios de Capão do Cipó e Jóia já decretaram situação de emergência devido à estiagem.