Alguns municípios gaúchos, especialmente da região das Missões, sofreram prejuízos com o granizo registrado noite passada. Em São Nicolau, cerca de 600 imóveis sofreram estragos nos telhados. As pessoas que tiveram residências danificadas estão sendo encaminhadas para o salão paroquial da igreja da cidade.
A cidade também já enfrenta falta de lonas, o que fez com que a prefeitura tivesse que buscar os materiais em municípios vizinhos, como São Luiz Gonzaga. Hoje, a prefeitura de São Nicolau deverá publicar decreto de emergência.
Já em Salvador das Missões, a prefeitura publicou alerta nas redes sociais, informando sobre a distribuição de lonas. Em Tupanciretã, a Defesa Civil municipal atendeu 22 chamados das 21 horas de ontem até começo da madrugada de hoje na zona urbana, com entrega de lonas para moradores de residências afetadas. O bairro Marcial Terra foi o mais atingido.
Em Santiago também houve estragos devido à queda de granizo. Segundo o prefeito, Tiago Gorski Lacerda, mais de 150 residências tiveram algum tipo de dano. Ele explica que os bairros mais afetados foram Gaspar Dutra, Ana Bonato e Monsenhor Assis. Até o momento, não há registro de desabrigados.
Os bombeiros da cidade afirmam que, até o início da madrugada desta quarta, foram realizados ao menos 12 atendimentos ligados a problemas causados pelo temporal, fora os casos de moradores que foram até o quartel em busca de auxílio.
O granizo da noite passada, com estragos, ainda atingiu os municípios de Garruchos, São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Salvador das Missões, Roque Gonzales e São Borja. Nas áreas rurais, especialmente o trigo foi atingido. Em São Pedro do Butiá, por volta das 21 e 30 de ontem, algumas pedras de gelo tinham tamanho de laranja.