O maior festival de cultura japonesa voltou a São Paulo, após dois anos sem atividade por causa da pandemia da Covid-19. Com início na sexta-feira (15), o evento vai este domingo (17), no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.
Dança, música e culinária japonesa fazem parte da programação. Também serão oferecidas atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos. Cerca de 300 mil pessoas participam das programações.
O grupo da cultura japonesa de Ijuí, o Aika, viajou na quinta-feira para São Paulo, onde participa de apresentações de danças.
A 23ª edição contará com o tema “Do Sonho à Realidade”, simbolizando a superação de todas as dificuldades e obstáculos, nestes dois anos de pandemia da Covid-19.
Uma das partes mais procuradas do evento, a Praça de Gastronomia, conta, ao todo, com 44 estandes representando as 47 províncias do Japão, e entidades beneficentes da comunidade nikkei de São Paulo.
As associações de províncias (kenjinkais) trazem pratos típicos de sua região, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses. Entre as comidas do cardápio estão receitas como yakissoba e tempurá.
Geovane Feistel, intregrante do grupo Aika, comenta que as atividades englobaram a interação com outros membros da cultura japonesa. “Está sendo uma ótima interação cultural. Uma experiência enriquecedora”, disse Geovane.