Busca rápidaX


Guia de Trânsito Animal é exigida para utilização de equinos na Semana Farroupilha

16 de setembro de 2024

Os equinos são animais bastante utilizados na Semana Farroupilha, que transcorre até sexta-feira 20. Porém, para isso é necessário que os proprietários obtenham a GTA – Guia de Trânsito Animal. Emili Bernardi, responsável pela supervisão regional da secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, com sede em Ijuí, orienta que os donos dos equinos procurem as Inspetorias Veterinárias ou postos veterinários, munidos de carteira de vacinação em dia de influenza equina e exame negativo de anemia infecciosa equina. Ainda é necessário ter cadastros nas Inspetorias. Outra possibilidade é requisitar a GTA pelo site agricultura.rs.gov.br, no ícone Produtor Online. Porém, para isso é preciso ter senha de acesso.

Em Ijuí, a única empresa que realiza exame de anemia infecciosa é a Companhia dos Bichos e ainda dá tempo para efetuar o exame para a Semana Farroupilha. Há o teste rápido, com resultado no mesmo dia, e outro tipo de análise que demora dois dias, no entanto, com diferença de preço.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Emili Bernardi ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela destacou que a GTA é emitida de forma instantânea, por isso, ainda dá tempo para ter o documento para esta Semana Farroupilha. Emili Bernardi enfatizou no Progresso Rural de ontem pela manhã, que a exigência da Guia de Trânsito Animal, na Semana Farroupilha, se refere para casos de aglomerações de equinos.

Para facilitar o trabalho de fiscalização, os CTGs e demais entidades tradicionalistas precisam ter um médico veterinário responsável, que realiza verificação das GTAs e vai ter que apresentar relatório nas Inspetorias Veterinárias até três dias após finalizada a Semana Farroupilha. A GTA vai ser necessária, inclusive, para os desfiles farroupilha. Em Ijuí, o desfile vai ocorrer na próxima sexta-feira pela manhã, na rua Benjamin Constant. Abaixo, confira a entrevista com Emili Bernardi. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí