O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina em menos de uma semana, às 23h59 do dia 31 de maio. Segundo o chefe da Agência da Receita Federal de Ijuí, Paulo Lauer, com base nas declarações entregues no ano passado, são esperadas cerca de 17 mil e 500 declarações em Ijuí. Até esta terça-feira (25) no entanto, haviam sido entregues 13 mil 749. Isso representa 78,57% do total de declarações esperadas para o município.
Segundo Paulo Lauer, quem enviar a declaração após o prazo final vai sofrer incidência de multa, que vai de R$ 165,74 (valor mínimo) até o máximo de 20% sobre o valor do imposto devido.
Além disso, no caso de contribuinte que estava obrigado a declarar e não enviou sua declaração, em algum momento o CPF vai ficar com a situação cadastral “pendente de regularização” o que pode acarretar em problemas junto a órgãos públicos, bancos, entre outros.
Ainda de acordo com o chefe ad Agência da Receita Federal de Ijuí, existem três formas para fazer a declaração: a primeira delas é com o uso do programa que pode ser baixado na página da Receita Federal e instalado no computador, a segunda através do Portal e-CAC diretamente na página da Receita Federal e a terceira com o uso do aplicativo Meu Imposto de Renda que pode ser instalado em Smartphones Android e Iphone.
Faltando apenas seis dias para encerrar o prazo, ainda faltam ser entregues aproximadamente 7.668.000 (sete milhões, seiscentos e sessenta e oito mil) declarações em todo país.
Segundo Paulo Lauer, pode haver alguma instabilidade se muitas pessoas deixarem para entregar sua declaração nos últimos instantes, por isso é bom enviar o quanto antes.
Mais orientações podem ser obtidas na página da receita federal através do endereço eletrônico www.gov.br/receitafederal.