A Unijuí, a partir da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), em parceria com o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), promoveu neste fim de semana o Hackathon da Saúde: Jornada Impulsionando Vidas. O evento reuniu estudantes da Universidade e de outras instituições de ensino, além de empreendedores, bem como colaboradores do HCI para criarem soluções inovadoras para desafios reais da área da Saúde.
A abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira, 26 de setembro, que contou com a participação da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi. Ela ressaltou a importância de eventos como esse para buscar soluções para a sociedade.
“Temos que enaltecer a iniciativa que, em conjunto com a Unijuí, se propõe em ser um desafio que une estudantes, empreendedores e profissionais com experiência para buscar essas soluções. Acreditamos que a partir de espaços de solução coletiva, como este, as propostas encontrem, de fato, viabilidade e estimulem a inovação e melhoria contínua na área”, destaca a vice-reitora.
Além da professora, também esteve presente o diretor-geral do HCI, Jeferson Machado Pereira, que salientou a importância da parceria entre academia, hospital e ecossistema local de inovação para transformar a realidade dos serviços de saúde.
Na abertura do evento foram apresentados a dinâmica do hackathon, os mentores e os desafios propostos pelo HCI. O primeiro desafio era “Como reduzir prazos, evitar glosas e tornar o faturamento mais ágil, rastreável, confiável e integrado?”, já o segundo desafio tinha como proposta “Como otimizar fluxos, integrar setores e sistemas para melhorar previsibilidade e ocupação dos leitos, garantindo eficiência, segurança e qualidade assistencial de maneira inteligente e autônoma?”.
A sexta-feira também contou com Canvas de Mapeamento de Desafios, iniciando, a partir das equipes multidisciplinares, a análise dos problemas propostos pelo Hospital até chegarem às estratégias iniciais das soluções propostas para resolver os desafios.
No sábado, o dia foi dedicado ao desenvolvimento das soluções, começando com um talk sobre MVP com o CEO da startup Cuidados Conecta, Alexandre Dumke, seguido de um talk sobre Pitch com o CEO da Agência Portinário, João Kelm. Após, as equipes elaboraram e apresentaram suas propostas a uma banca avaliadora composta por representantes do HCI e da Unijuí.
Ao final, foram premiadas as melhores soluções para os dois desafios apresentados. No desafio 1, o primeiro lugar ficou com a Hospinet, seguido pela HeathSync e o Grupo Inovare. No desafio 2, o primeiro lugar ficou com o grupo Leito Ágil, seguido por Gestão Viva e Cuidado Sem Espera.
Os primeiros colocados de cada desafio receberam troféu, pré-incubação na Criatec Unijuí e prêmio em dinheiro de R$ 2.500. Os segundos colocados também ganharam troféu e pré-incubação, enquanto os terceiros colocados receberam troféu.
O encerramento do hackathon foi marcado por agradecimentos da organização, que destacou o empenho dos mentores, da banca avaliadora, dos parceiros e, principalmente, dos participantes. Segundo as facilitadoras do evento, Leonice Parnoff e Juliana Capssa Sausen,”o Hackathon da Saúde reforça o compromisso da Unijuí e do HCI em promover inovação e empreendedorismo na área da Saúde, criando soluções que beneficiem toda a comunidade de Ijuí e região.