Novos serviços de saúde estão encaminhados para Ijuí, em parceria com o governo estadual. Segundo o prefeito, Andrei Cossetin, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, confirmou a habilitação do ambulatório de gastroenterologia do Hospital Bom Pastor de Ijuí por meio do programa Assistir.
Com isso, a casa de saúde poderá ampliar o número de endoscopias avançadas pelo SUS. Já a diretora executiva do Bom Pastor, Rosane Schiavo, explica que ainda falta um aditivo no contrato para iniciar esse aumento de serviço.
No momento, o hospital realiza esses atendimentos de endoscopias através do Cisa de Ijuí e convênios, por exemplo, pelo IPE – Instituto de Previdência do Estado. Além disso, recentemente o Bom Pastor aderiu ao programa de redução de filas do Executivo gaúcho, com disponibilização do trabalho pelo sistema público de saúde através de uma cota de exames. No entanto, com a habilitação, o hospital ijuiense poderá disponibilizar endoscopias avançadas de forma permanente via Sistema Único de Saúde.
Além disso, o Estado confirmou que haverá credenciamento de mais 20 leitos clínicos para atender pelo SUS no Hospital Bom Pastor de Ijuí. Rosane Schiavo observa que são leitos instituídos ano passado, durante a enchente, para receber pacientes que estavam em hospitais que foram alagados. Com isso, esse leitos ficarão de forma permanente via SUS. Nesse caso, também falta atualizar o contrato com o Estado.