As obras do tão aguardado Hospital do Câncer Infantil de Ijuí, orçadas em R$ 30 milhões, estão em fase de avanços importantes. Nas próximas semanas, a expectativa é que autoridades de destaque do estado realizem uma visita ao local, um passo fundamental para o andamento do projeto.
Por se tratar de uma iniciativa filantrópica e não de um hospital público convencional, a verba para a construção do hospital vem por meio da Caixa Econômica Federal, e não diretamente do Ministério da Saúde, segundo o presidente do HCI, Dr. Douglas Uggeri. No entanto, para que o projeto possa avançar, é imprescindível a aprovação do Ministério da Saúde, que precisa validar a viabilidade e o planejamento da obra.
A secretária de Saúde do Estado Arita Bergmann confirmou a vindo até o HCI. A expectativa é de que o ministro Alexandre Padilha, também esteja presente na visita, reforçando a importância do projeto.
A concretização do hospital é um sonho tanto da direção da instituição quanto da comunidade local, que há anos luta por uma unidade especializada para atender crianças com câncer na região. Além de ampliar o acesso ao tratamento, o hospital deve contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, um grande diferencial para o atendimento de casos mais complexos. O presidente do HCI lembra que hoje, quando há necessidade de um atendimento especializado no público infanto-juvenil, o encaminhamento é realizado pela prefeitura do município aos hospitais de Passo Fundo ou de Porto Alegre. A expectativa é que, com o apoio das autoridades e a aprovação do Ministério da Saúde, o projeto possa avançar rapidamente.