Busca rápidaX

MANCHETES

HCI anuncia oficialmente chegada de novo Acelerador Linear

14 de julho de 2023

Os membros da diretoria do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) realizaram na manhã desta sexta-feira, 14, uma coletiva de imprensa para apresentar oficialmente o anúncio da chegada de um novo equipamento Acelerador Linear, utilizado para o tratamento de radioterapia para pessoas com câncer.

O equipamento mais moderno, promete reduzir a quantidade de sessões necessárias para os pacientes, agilizar o tempo gasto no tratamento e permitir até o atendimento de mais pessoas, como detalha o médico radio oncologista do hospital, Tadeu Ludwig.

“A chegada do acelerador com essa tecnologia, com toda certeza, vai agregar uma qualidade com os aparelhos que a gente tem e, especialmente, com essa novidade, vamos trazer mais segurança e mais qualidade de vida no tratamento dos pacientes e, também, uma maior probabilidade de cura para os portadores de câncer”, detalha o profissional médico.

Aumento no atendimento

Para o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, o equipamento avaliado em cerca de R$ 10 milhões irá aumentar a referência do HCI em todo o Estado e possibilitará atender mais pessoas, a partir do ano que vem.

“A gente acredita que o equipamento vai começar a atender as pessoas a partir do ano que vem, porque ele vem dos Estados Unidos, tem todo o trâmite de importação, montagem e adequação aqui na estrutura do hospital. Depois disso feito, a estimativa é que consigamos 100 atendimentos/dia a mais com o novo equipamento. Além disso, o novo acelerador demandará menos sessões, mais agilidade nas sessões”, relata Uggeri.

O equipamento será adquirido pelo Ministério da Saúde e a escolha para o HCI ser um dos hospitais no país que receberão o acelerador, aconteceu através de articulações políticas, como ressalta o vereador ijuiense Beto Noronha (PT).

“Estamos cumprindo com o nosso papel enquanto vereador eleito. Temos essa obrigação de fazermos essa intermediação junto ao governo federal, e a nossa comunidade sabe da relação estreita com o deputado federal Elvino Bohn Gass, que teve um papel fundamental nesse processo de articulação de agendas e de intermediações junto ao Ministério da Saúde. Nós ficamos muito felizes, porque é o retorno de um governo que fortalece o SUS”, frisa o vereador ijuiense.

O equipamento possibilita que, a depender dos pacientes, a quantidade de sessões de radioterapia possa reduzir de uma média de 40 para apenas sete.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí