Busca rápidaX

MANCHETES

HCI apresenta o Cacon a prefeitos da região e reforça parceria para fortalecer atendimento oncológico

27 de agosto de 2025

O Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) realizou, hoje, 27, um encontro com prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro). O objetivo foi apresentar o funcionamento do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e reforçar a importância da integração entre hospital e gestores municipais para ampliar o acesso da população a serviços de qualidade.
Atualmente, 95% dos atendimentos em oncologia no Cacon são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que, para os municípios, não há custos diretos com consultas e tratamentos, mas sim a necessidade de encaminhamento ágil e organizado. “Estamos apresentando o Cacon, o único do interior do Estado, que atende 31 municípios. O que buscamos é dar celeridade ao diagnóstico e ao início do tratamento, sempre pelo SUS, sem custo aos municípios. O mais importante é que o paciente chegue logo ao HCI, porque ter a estrutura sem acesso rápido não adianta”, destacou o presidente do HCI, Douglas Ugeri.
Nos últimos quatro anos, o hospital vem ampliando a oferta de serviços e projeta entregar uma nova UTI adulta e a expansão de espaços físicos. Apesar disso, a estrutura atual ainda é considerada pequena diante da demanda crescente. Outro diferencial destacado é que o HCI é o único da região que mantém sobreaviso médico remunerado mensalmente, garantindo agilidade no atendimento.
Durante o encontro, ficou evidente a necessidade de cooperação. Segundo Ugeri, o apoio político dos prefeitos é essencial: “A força política dos gestores municipais é maior do que a do hospital. Precisamos que digam quais são as necessidades de cada comunidade para que possamos ajustar o atendimento.”
Entre os pontos fortes destacados, está o fato de não haver filas para consultas na oncologia, fruto da organização interna e do compromisso dos profissionais. Ainda assim, o HCI precisa do suporte constante dos municípios para seguir crescendo e atendendo com qualidade.
O prefeito de Jóia e presidente da Amuplam, Dionei Lewandowski, avaliou positivamente a reunião: “É importantíssimo esse encontro com o HCI. O hospital trata o usuário com carinho e hoje oferece serviços que antes só existiam em grandes centros, distantes da nossa realidade. Agradecemos a transparência em apresentar aos prefeitos a dinâmica do atendimento e em ouvir a visão de quem está na ponta, nos municípios.”
O compromisso com o futuro também foi reforçado durante a reunião. A Prefeitura de Ijuí anunciou o repasse de R$ 1 milhão para as obras do Hospital do Câncer Infantil, mais um passo para ampliar a rede de cuidado oncológico e consolidar o HCI como referência no interior do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Fotos: Fabiano Bernardes
error: Conteúdo protegido!