O presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Douglas Prestes Uggeri, acompanhado do coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, participou de reunião com o prefeito Andrei Cossetin e o secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, na manhã de hoje, com objetivo de viabilizar o repasse de recursos captados pela Instituição de Saúde, através da Lei de Incentivo ao Idoso, e que hoje se encontram no Fundo Municipal de Saúde, destinados à Fase 2 do Cacon.
O HCI busca junto com o Executivo municipal alternativa para que as instituições filantrópicas possam seguir investindo em estrutura e equipamentos que qualificam o atendimento a quem mais precisa, através do Imposto de Renda das empresas, que hoje está engessado devido à Lei 13.019/2017, considerando que não existem recursos novos para investimentos e a Tabela SUS não é reajustada, há, pelo menos, uma década.
“O bom senso continua sendo a melhor opção para buscar uma solução, pois Saúde é assunto sério. O HCI está perdendo recursos importantes porque os empresários, que foram fundamentais para a Fase 1 do Cacon, não têm mais essa possibilidade de ajudar através da dedução do Imposto de Renda, e a população também perde, porque que fica desassistida em serviços importantes”, pontua Uggeri.
Na reunião, ficou definido que o Jurídico da prefeitura irá buscar um parecer junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para liberação desses recursos, captados pelo HCI. Também foram acertados encaminhamentos relativos ao valor de R$ 1 milhão, referente a sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores, já autorizado por parte dos vereadores. Conforme Strassburger, esses valores serão repassados através da compra de cirurgias, nas diferentes especialidades, a partir do próximo ano.