Busca rápidaX

MANCHETES

HCI inicia programação do Setembro Amarelo

9 de setembro de 2022

Saúde Mental em tempo: independentemente de nossa história, nos condicionamos a viver o atual. Com esse tema, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) dá início a sua programação dentro da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A primeira atividade acontece na próxima segunda-feira, dia 12, no auditório da Instituição de Saúde, aberta aos colaboradores e à comunidade em geral, a partir das 14h. Promovida pelo projeto HCI Comunidade, a roda de conversa será mediada pelo coordenador do Serviço Social do Hospital, Alessandro Borré, com a participação dos médicos psiquiatras Bruno Guidolin, Camila Eickhoff e Caroline Andary. O evento contará com a participação do Centro de Valorização à Vida (CVV) de Ijuí, que fará a distribuição de material informativo.

Desde 14 de maio de 2018, o HCI conta com a Unidade de Saúde Mental, que dispõe de 10 leitos, sendo oito SUS e dois convênios. A regulação dos leitos é feita pelo Estado via Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint). Enfermeira gestora da Unidade, Dandara Muller, organizou uma decoração especial para marcar a data e chamar atenção para a importância de falar sobre o assunto, não somente no mês de setembro, mas principalmente agora em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, amanhã, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de alertar e as autoridades e a sociedade. “Vamos realizar atividades durante o mês, de acordo com o perfil de cada paciente, mas já estamos programando um dia de beleza, e uma ação na Semana Farroupilha”, conta Dandara.

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade, e a primeira medida preventiva é a educação, deixando tabus e medos de lado, mas falando abertamente sobre o tema, de forma adequada, responsável e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz, possibilitando às pessoas o acesso a recursos de prevenção.

Outros setores, a exemplo do HCI Imagem, também estão engajados na campanha de prevenção ao suicídio e realizam ações, entre elas a decoração de seus espaços, como uma forma de também chamar a atenção dos pacientes para a importância do Setembro Amarelo. Para participar da roda de conversa, não é necessário realizar inscrição.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e HCI