Busca rápidaX

MANCHETES

HCI intensifica campanha para reforma dos leitos SUS

11 de abril de 2023

O Hospital de Caridade de Ijuí precisa de um milhão e 600 mil reais para reformar os 14 quartos e os 34 leitos que atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde. Para isso, o HCI realiza campanha a fim de arrecadar o dinheiro, especialmente através da iniciativa Cofrinho Solidário. Esses cofres estão espalhados por empresas de Ijuí e região, onde as pessoas podem colocar qualquer valor em dinheiro. Também é possível doar via PIX. Na caixinha há um QR Code para fazer a leitura do PIX. Para quem não tem acesso ao cofrinho solidário, a chave PIX é o e-mail [email protected].

A diretora voluntária do HCI, Liane Copetti Ghisleni, e o presidente do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista – com sede em Ijuí, Juarez Neme da Costa, concederam entrevista nesta manhã na RPI sobre o assunto. Liane frisou que os leitos SUS do hospital estão há mais de 50 anos sem melhorias e é preciso reforma, por exemplo, nas instalações de água, energia elétrica e de gás, além de outros avanços, como instalação de climatizadores para deixar o ambiente melhor aos pacientes e acompanhantes. O investimento para reforma de cada quarto é de 58 mil reais. Já para cada leito são necessários cerca de 14mil reais. Ghisleni esclarece que para essas reformas o dinheiro somente é possível por doação da comunidade, visto que as emendas parlamentares são obrigatórias para compra de equipamentos e insumos.

Já o presidente do Sindilojas Noroeste destacou que a entidade abrange 28 municípios e é feito esforço para que empresários de todos esses municípios disponibilizem um cofrinho solidários nos estabelecimentos. No entanto, empresas de qualquer outro município pode aderir, até porque o serviço de alta complexidade do HCI, ou seja, área de cardiologia e do tratamento do câncer, é referência para aproximadamente 200 municípios. Até agora, cerca de 230 empresas participam da campanha. Além disso, o Hospital de Caridade de Ijuí lançou projeto direcionado aos médicos que atuam na instituição. Cada profissional que aderir, ajuda com 10 parcelas de 350 reais, também para ajudar na reformas dos leitos SUS.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí