O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) está cada vez mais inserido na comunidade, dialogando com autoridades e lideranças de todos os segmentos do município na busca por seu fortalecimento. Na sexta-feira, por iniciativa da diretoria voluntária, ocorreu aproximação com os vereadores, sendo que desde o início da gestão do presidente Douglas Prestes Uggeri, foi colocado como premissa a realização destes encontros, a exemplo do Executivo com o qual já foram realizadas mais de 10 reuniões, na busca de novos recursos para melhorar ainda mais o atendimento à população ijuiense. “Nossa palavra de ordem é convergência, ou seja, diálogo com todos os setores da comunidade no intuito de fortalecer o Município de Ijuí”, resume Uggeri.
Durante o encontro, realizado na Sala das Comissões da Câmara, foram apresentados números relativos à prestação de serviços. Até o momento, o HCI fez 342 cirurgias do montante contratualizado pelo Município, com recursos oriundos de sobra orçamentária do Legislativo, em 2021. Conforme aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus), o contrato foi prorrogado por mais seis meses prevendo a realização de 27 cirurgias em média/mês.
O diretor de Infraestrutura, Rui Protti, explicou aos vereadores que a regulação é feita pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável por encaminhar os pacientes ao HCI, onde realizam a consulta. Caso estejam com os exames prontos, é agendada a cirurgia; do contrário, são aguardados os novos exames, com o retorno já garantido.
Também participaram do encontro, representando o HCI, o vice-presidente, Marco Antônio Sagave, a diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, os conselheiros fiscais, Jorge Braz e Guajará de Oliveira, o diretor administrativo, Marcelo Canazaro, o supervisor comercial, Everton Heeller, o coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, e o coordenador do Ambulatório de Especialidades, Iron Bortoloni.
O presidente do Legislativo, Matheus Pompeo de Mattos, destacou a importância da iniciativa do HCI, que se baseia numa relação em que todos ganham, elevando a qualidade da assistência em Saúde e também o incremento de receitas, a partir de muito diálogo e troca de ideias. “Enquanto Casa do Povo nos comprometemos em formar consenso e, num coro só, em defesa da Instituição de Saúde que veio até nós pedir ajuda em suas demandas, e como representantes eleitos da comunidade temos essa missão de ajudar”, afirma Pompeo. Por parte do Legislativo, estiveram presentes os vereadores Pipa Michaelsen (PP), Cleuton Rolim e Josias Pinheiro, ambos do PDT.