Busca rápidaX

MANCHETES

HCI recebe dois novos equipamentos para tratamento oncológico; Ijuí é a segunda cidade do RS a contar com os aparelhos

21 de fevereiro de 2026

O Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) recebeu, na tarde deste sábado (21), dois novos equipamentos que prometem contribuir com o tratamento de pacientes oncológicos. O Acelerado Linear e a Braquiterapia são equipamentos de ponta, entregues sob emendas parlamentares articuladas pelo Deputado Federal Elvino Bohn Gass com o Ministério da Saúde.

Ijuí é a segunda cidade do Rio Grande do Sul a contar com estes equipamentos; a outra é Porto Alegre. 

De acordo com o presidente do HCI, o médico Douglas Uggeri, o acelerador deve reduzir o número de sessões de radioterapias. “Por exemplo, no caso de radioterapias de tratamento de câncer de próstata, em que são necessárias 36 sessões, a expectativa é de que o acelerador reduza para sete sessões, com menos efeitos colaterais e maior taxa de cura”, comenta. 

Já a braquiterapia possui alta eficácia no tratamento de câncer de colo de útero, também possibilitando a redução das sessões e dos efeitos colaterais. 

Outro ponto positivo, de acordo com Uggeri, é que agora, os pacientes de Ijuí e região não precisarão se deslocar até a capital gaúcha para dar seguimento ao tratamento oncológico. “Ijuí será referência não apenas para a região Noroeste, mas também para cidades como Santa Maria e Passo Fundo”. 

Em entrevista à Rádio Progresso, o Coordenador da Radioterapia do HCI e médico Tadeu Ludwig do Nascimento, explica que o grande diferencial dos dois equipamentos é a precisão de ambos. “Quanto mais tecnologia é agregada, mais preciso ele é. Quando preciso combater a célula cancerígena, a ideia é direcionar a radiação com o maior grau de precisão possível, porque estou tratando uma célula que é própria da pessoa. E é aí que entram esses novos aparelhos. Quanto mais precisão, maior a eficácia do tratamento”, comenta Ludwig. 

As expectativas da Instituição também englobam a ampliação de atendimento de tratamentos oncológicos para até dois mil pacientes anualmente. 

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde e representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, também esteve presente no ato de inauguração, e reiterou a importância dos investimentos feitos na área da saúde oncológica por parte do Governo Federal, frisando a expertise que existe no Hospital de Clínicas de Ijuí. “Vamos ampliar a assistência radioterápica para outros municípios e regiões a partir de Ijuí. São pouquíssimas as instituições que têm as condições de preencher esses requisitos, e aqui é um deles”. 

Na ocasião da entrega, estiveram presentes, para além do deputado articulador das emendas, e os médicos e autoridades do HCI, o Deputado Federal Paulo Pimenta, o Deputado Estadual Jeferson Fernandes, e o presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichello. 

 

error: Conteúdo protegido!