O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) encerra 2025 com mais um importante avanço para a região Noroeste do Estado. Nesta quarta-feira, dia 10, foi aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o projeto para aquisição de um Robô Cirúrgico — tecnologia de ponta que, até pouco tempo, não integrava a lista de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Com a aprovação, o hospital aguarda agora a publicação da portaria que autoriza o início da captação de recursos junto a empresas e contribuintes do Imposto de Renda, conforme os incentivos fiscais previstos em lei. O investimento total será de aproximadamente R$ 13 milhões.
O equipamento escolhido é o Robô Cirúrgico Da Vinci XI, considerado referência mundial em cirurgias minimamente invasivas. A tecnologia permitirá ampliar o acesso a procedimentos mais seguros, com menor risco de complicações, redução do tempo de internação, redução da dor pós-operatória e maior preservação funcional — garantindo tratamentos mais eficazes e melhor qualidade de vida durante a recuperação. As primeiras indicações contempladas pelo projeto incluem cirurgias para câncer de próstata e tumores de cabeça e pescoço.
O HCI já trabalha na modernização de seu Centro Cirúrgico e possui uma área praticamente finalizada para receber o robô, o que, segundo o presidente da instituição, Douglas Prestes Uggeri, consolida o hospital como um polo tecnológico de referência. “Temos no interior do Estado um hospital de grande porte, que está preparado para procedimentos de média e alta complexidade. Tenho orgulho da nossa equipe, que não mede esforços para buscar novos equipamentos e garantir que a população da região tenha acesso às melhores tecnologias, sem necessidade de deslocamento. Estamos cada vez mais completos para cuidar das pessoas e salvar vidas — graças aos nossos equipamentos, mas, principalmente, às equipes qualificadas que fazem parte do HCI”, destaca.
Investimentos que fortalecem a oncologia do HCI
Nos últimos anos, o Pronon tem impulsionado avanços importantes no HCI. Por meio do programa, a instituição adquiriu o PET-CT, conhecido como “supertomógrafo”, que oferece altíssima precisão na detecção de tumores em qualquer parte do corpo. Considerado um dos equipamentos mais modernos do mundo, ele será instalado em 2026, no serviço de Medicina Nuclear. Outro investimento viabilizado pelo Pronon é o aparelho de Braquiterapia, voltado ao tratamento do câncer de colo do útero, no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A inauguração do serviço está prevista para ocorrer em breve.
Empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir para que o HCI adquira o equipamento de cirurgia robótica podem realizar sua doação pelos incentivos fiscais do Pronon. Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1%. Informações e orientações estão disponíveis pelo WhatsApp (55) 9 9711-9921 ou pelo e-mail [email protected].