Dois homens armados invadiram o Instituto Religioso das Filhas do Amor Divino (Irfadi) de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, e renderam sete freiras católicas, na tarde de segunda-feira (2). De acordo com a Brigada Militar, um deles, ao chegar ao local, informou que tinha a intenção de doar roupas.
Ao abrir a porta para o homem, uma das freiras foi rendida e outro suspeito entrou na casa. De acordo com a Irmã Dulce, elas foram levadas para um dos cômodos enquanto eles reviravam as salas, a capela e até o carro usado pelas freiras.
“Eles levaram um pendrive que estava no carro. Reviraram tudo. Acho que procuravam a chave para levar ele junto. Eram dois, que foi possível ver, mas eles alcançavam coisas pela janela. Talvez tivesse outro com eles”, contou.
Na hora da ação, outras freiras estavam na casa, mas não viram os assaltantes. A freira conta que um deles foi agressivo em alguns momentos.
“Uma das irmãs conseguiu se desvincilhar, correu para uma sala e um deles arrebentou a porta. Ele pegou a irmã e levou ela de volta para o grupo. Outra, que chegava na casa, não entendeu o que estava acontecendo, e ele empurrou ela contra uma parede. A irmã machucou o braço”, disse.
Eles ficaram no local por quase duas horas. Antes de sair, os dois homens trancaram as freiras na biblioteca. A dupla levou dinheiro e celulares, e fugiu.
A BM fez buscas na região, mas não encontrou os suspeitos. Ainda não se sabe quem são eles.
O local tem câmeras de segurança, mas os assaltantes desligaram o gravador do aparelho, e a ação não ficou registrada.