O Hospital Bom Pastor de Ijuí realizou na manhã de segunda-feira, 03, cinco Colangiopancreatografias Endoscópicas (CPREs), procedimento terapêutico avançado e pouco invasivo, usado para desobstrução dos canais que drenam a bili, seja por cálculos, câncer ou outras causas.
Esta é a primeira vez que este procedimento é realizado em Ijuí, através do Sistema Único de Saúde (SUS), via programa de redução de filas do Governo Federal e Estadual.
“Realizamos intervenções em casos complexos vindos de todo Estado, que esperavam por semanas pelo procedimento. Os mesmos transcorreram sem intercorrências, tendo os pacientes alta e retornado aos seus municípios de origem”, afirma o gastroenterologista e endoscopista Dr. Alexandre Bestetti.
Durante os próximos meses serão realizados 120 CPREs. Conforme explica Alexandre, é muito importante oferecer este procedimento pelo SUS, visto que há grande carência na prestação desse serviço, o que faz com que os pacientes esperem muito tempo na fila ou sejam submetidos a procedimentos cirúrgicos de urgência, o que está associado a muito mais riscos.
A diretora executiva, Rosane Schiavo destaca que a realização das CPREs no Bom Pastor, representa uma grande conquista para nossa região, tendo em vista que este procedimento era feito somente nos grandes centros. “Como dispomos de um profissional altamente qualificado, equipamentos e infraestrutura moderna, nos habilitamos no programa de redução de filas, porém a grande necessidade é o credenciamento deste ambulatório de forma permanente pelo SUS”.